CASO VOEPASS GELO NA ASA QUASE FEZ ATR CAIR EM SALVADOR EM 2013
provável causa da queda do avião da voepass que caiu em vinhedo (sp) na sexta-feira, 9, a formação de gelo quase derrubou um mesmo atr 72 que fazia a rota entre maceió e salvador em 2013. segundo o uol, o cenipa (centro de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos) divulgou um relatório sobre o caso em 4 de outubro de 2021.
o órgão classificou o caso como um "incidente grave" que teve "múltiplos fatores contribuintes". são eles:
de acordo com o uol, o voo do incidente ocorreu em 26 de julho de 2013, operado pela extinta trip. assim como na aeronave da voepass, o avião levava quatro tripulantes e 58 passageiros. no caso, porém, a aeronave pousou em segurança na capital baiana e ninguém se feriu.
o céu da bahia estava nublado e encoberto naquela noite, com nuvens e cristais de gelo. o voo seguiu sem problemas até a altitude de cruzeiro (16.000 pés), voando a uma velocidade de 202 nós (354 km/h).
o voo decolou às 18h10 e tudo ia bem até 18h37, quando a tripulação identificou "formações meteorológicas" e discutiu a necessidade de desvios na rota
piloto e copiloto demonstraram confusão e dúvida sobre os dados meteorológicos, percebendo o gelo apenas sete minutos depois. veja a sequência de problemas:
18h48 - comandante observa a queda de velocidade da aeronave (estava em torno de 185 nós) devido à formação de gelo. a tripulação, então, solicita desvios à esquerda para fugir de mau tempo.
18h49 - comandante entrega o voo ao copiloto
18h53 - copiloto aciona as luzes de "atar cintos" e solicita desvio de rota à esquerda.
18h54 - gravador de voz da cabine registra som semelhante ao de voo em uma região com chuva. comandante retorna à cabine e reassume o controle.
18h59 - gravador registra uma forte vibração no avião. a potência dos motores é reduzida para 20% de torque, e a velocidade indicada cai para 158 nós e começa a perder sustentação. piloto automático é desligado.
19h00 - início de vibração na cabine, aumentando progressivamente de intensidade. motores reduzem a potência de 72% para 20%, e a velocidade chega a 148 nós.
**
19h01 - acionamento dos manetes das hélices para a posição bandeira (espécie de ponto morto). vibração para, hélices são ajustadas de volta a 82% de potência, e tripulação retoma o controle da aeronave e segue até o pouso.
nesse pequeno intervalo de tempo entre o estol [perda de sustentação] e a recuperação, a aeronave chegou a atingir um ângulo de ataque (entre a asa do avião e o fluxo de ar) de 52°, e um ângulo lateral de 58º à esquerda. houve uma queda de 5 mil pés de altitude.
o incidente ocorreu enquanto o avião sobrevoava esplanada, já se aproximando de salvador.
"a aeronave se aproximou perigosamente do seu limite crítico, o que poderia ter resultado em uma perda total de sustentação e consequente queda livre", afirmou ao uol um piloto, que pediu para não ser identificado. "no meu entender, foi exatamente a situação que ocorreu [com o avião da voepass].
Post a Comment